Você mulher sabe quais os tipos de violência contra a mulher na legislação italiana?
Existe a violência física, psicológica, moral, de perseguição, sexual, feminicídio etc. Todas essas formas de violência estão previstas no Código Penal italiano como também no “Codice Rosso” (Código Vermelho).
O “Stalking”, por exemplo, é um dos crimes mais denunciados pelas vítimas de violência.
A agressão física, outro tipo de violência sofrida pelas mulheres, embora ainda seja a mais conhecida, ainda assim mulheres deixam de denunciar os agressores, porque acreditam que seu esposo/companheiro cometeram a violência por um “deslize”, contudo esse “deslize” não é a verdadeira realidade.
O tal “deslize”, na verdade, é um grande problema cultural.
Segundo a reportagem da Corriere do dia 22 de junho de 2022, um juiz do Tribunal de Milão conta na entrevista que, durante uma audiência que presidia, na década de 90, o réu ao ser interrogado por ele, na época assim respondeu: “Senhor Juiz, eu não sabia que bater na sua própria mulher era crime”!
Percebam, que esse homem tinha a mentalidade que a sua esposa na verdade era de sua propriedade.
Um absurdo! Contudo, a mais pura verdade, infelizmente!
Essa percepção machista é um problema cultural de diversos países, ou seja, enraizado na própria consciência da sociedade.
Dessa forma, você mulher, a melhor forma de se proteger é se informar!
Caso você perceba que é vítima de alguma forma de violência, comunique, não fique calada, denuncie às autoridades competentes!
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.
Thank you!